De que maneira é utilizada a Tecnologia nas escolas publicas nos dias atuais?
+5
MMarques
Nilton S. Christovão
Edilson
maria
mariana.psb
9 participantes
Página 1 de 1
De que maneira é utilizada a Tecnologia nas escolas publicas nos dias atuais?
Grupo: Proatividade em alta!
mariana.psb- Mensagens : 2
Data de inscrição : 30/05/2010
educação utilizda nas escolas públicas
ao meu ver as tecnologias nas escolas publicas, são usadas ainda com muita precariedade,falta treinamento para os professores e tempo e insvestimentos nas novas tecnologias.Mas pesar de tanta dificuldade encontra-se ainda boa vontade de profissionais,que fazem uma interdisciplinaridade com algumas matérias,trabalhando em cima do tema gerador, tipo um apoio. De quaquer forma já é visível a tão sonhada inclusão digital.mariana.psb escreveu:Grupo: Proatividade em alta!
maria- Mensagens : 1
Data de inscrição : 01/06/2010
De que maneira é utilizada a tecnologia nas escolas publicas, nos dias atuais?
Com o passar do tempo, algumas escolas publicas perceberam que a tecnologia (computador), tornou uma ferramenta com grande potencial, servindo de apoio aos conteúdos lecionados, entretanto continuava vinculado a uma disciplina de informática que tinha a função de oferecer recursos ao aluno.
Com a globalização, percebeu – se que não deveria ser um delimitador de fronteiras e sim promoção da interdisciplinaridade ou, ate mesmo a transdisciplinaridade na escola, com abrangência a todos.
Edilson
Com a globalização, percebeu – se que não deveria ser um delimitador de fronteiras e sim promoção da interdisciplinaridade ou, ate mesmo a transdisciplinaridade na escola, com abrangência a todos.
Edilson
Edilson- Mensagens : 8
Data de inscrição : 24/05/2010
Localização : Rio de Janeiro
De que maneira é utilizada a tecnologia nas escolas publicas, nos dias atuais?
Bom dia!
Concordo com a Mariana, e para iniciar, gostaria de citar: Toffler, que sintetiza esse aspecto aqui discutido, porque ... "os analfabetos no século XXI não serão os que não souberem ler ou escrever, mas os que não souberem aprender, desaprender e reaprender".
O grande desafio das Escolas Públicas em inserir as novas tecnologias no seu âmbito, não é uma questão física apenas, de instalação de equipamentos, pois existem escolas até bem equipadas, ambiente climatizado, com bons computadores, etc. O problema está na qualificação: da escola, do professor e do aluno:
Da escola, porque precisa rever seu conteúdo curricular, metodologia e sua aplicabilidade, viabilizando a utilização desses recursos pelo professor.
Do Professor que precisa ser estimulado e ter consciência de um aprendizado contínuo, pois com a velocidade das informações atualmente, é preciso de alguém que as filtre e sistematize em um conteúdo de aprendizado significativo e de qualidade para o alunado, por isso, o docente é um instrumento fundamental para a existência de um sistema educacional eficaz.
Do aluno (e serve para o professor também), pois precisa refletir, “que tem coisas que não sabe, coisas que aprendeu errado e coisas que precisa saber”, citando o Prof. Julio Furtado (Palestra/ Professor: Morte, Vida e Ressurreição, 2010).
O aluno precisa subir a escada do saber para alcançar a prateleira da tecnologia. Como aprender mexer com a máquina e seus recursos, sem aprender corretamente o conteúdo curricular das disciplinas? Só se for para ficar jogando game, pois não vejo uma criança explorando os outros recursos da máquina, como o point, editor de texto , etc.. Os alunos passam para uma outra fase, sem saber o mínimo do que se estudou anteriormente. Como identificar uma expressão em inglês se não sei nem a língua pátria. É preciso qualificação.
Grupo Brasil
Concordo com a Mariana, e para iniciar, gostaria de citar: Toffler, que sintetiza esse aspecto aqui discutido, porque ... "os analfabetos no século XXI não serão os que não souberem ler ou escrever, mas os que não souberem aprender, desaprender e reaprender".
O grande desafio das Escolas Públicas em inserir as novas tecnologias no seu âmbito, não é uma questão física apenas, de instalação de equipamentos, pois existem escolas até bem equipadas, ambiente climatizado, com bons computadores, etc. O problema está na qualificação: da escola, do professor e do aluno:
Da escola, porque precisa rever seu conteúdo curricular, metodologia e sua aplicabilidade, viabilizando a utilização desses recursos pelo professor.
Do Professor que precisa ser estimulado e ter consciência de um aprendizado contínuo, pois com a velocidade das informações atualmente, é preciso de alguém que as filtre e sistematize em um conteúdo de aprendizado significativo e de qualidade para o alunado, por isso, o docente é um instrumento fundamental para a existência de um sistema educacional eficaz.
Do aluno (e serve para o professor também), pois precisa refletir, “que tem coisas que não sabe, coisas que aprendeu errado e coisas que precisa saber”, citando o Prof. Julio Furtado (Palestra/ Professor: Morte, Vida e Ressurreição, 2010).
O aluno precisa subir a escada do saber para alcançar a prateleira da tecnologia. Como aprender mexer com a máquina e seus recursos, sem aprender corretamente o conteúdo curricular das disciplinas? Só se for para ficar jogando game, pois não vejo uma criança explorando os outros recursos da máquina, como o point, editor de texto , etc.. Os alunos passam para uma outra fase, sem saber o mínimo do que se estudou anteriormente. Como identificar uma expressão em inglês se não sei nem a língua pátria. É preciso qualificação.
Grupo Brasil
Nilton S. Christovão- Mensagens : 4
Data de inscrição : 29/05/2010
De que maneira é utilizada a tecnologia nas escolas publicas, nos dias atuais?
A Tecnologia nas escolas públicas ainda é utilizado de forma precária, pois são poucas as escolas que possuem espaços adequados para alojarem os computadores e também conseguir profissionais para ministrar as aulas. Mas em contrapartida a escola (gestor) tem que demonstrar o interesse de agregar a informática em seu curriculum, expondo os pontos positivos e os negativos, pois não adianta falar em inclusão se as pessoas que podem tornar possível não investirem na proposta. Os professores devem também buscar o aprimoramento/conhecimento para poderem melhor ministrar suas aulas.
Marcia Marques
MMarques- Mensagens : 1
Data de inscrição : 03/06/2010
De que maneira é utilizada a tecnologia nas escolas publicas, nos dias atuais?
Concordo com a Marcia quando cita que "A Tecnologia nas escolas públicas ainda é utilizado de forma precária e a falta de proficionais capacitados para ministrar", pois tenho como exemplo o Colégio onde conclui meu Ensino Médio, que ao contrário de muitas escolas, tem sala preparada para aulas de informática, mas faltam profissionais capacitados para lecionar. Tendo em professores de outras matérias a vontade e os planos de realizar atividades no Laboratório de Informática, mas nunca concretizados devido a carga horária dos mesmos. Por isso, a sala está lá intocável até hoje, um verdadeiro desperdício.
Amanda Ribeiro- Mensagens : 1
Data de inscrição : 07/06/2010
Falta pouco!!!
Infelismente a tecnologia nas escolas está sendo usado como uma forma de "maquiar" uma melhor aprendizagem para alunos, sendo q ao meu ver não é usada de uma forma adequada e proveitosa, de que adianta uma escola seje ela da rede privada ou publica ter uma estrutura boa, equipamentos de ultima geração se infelismente dentro das escolas faltam profissionais que possam transmitir esse conhecimento.Muitas das vezes até msm esses professores não sabem manuziar um computador, data show e outros antes deles transmitir aos alunos deviam pelo menos receberem um treinamento para q possam utiliza-los com segurança e certeza do que estão em mãos.mariana.psb escreveu:Grupo: Proatividade em alta!
Monikinha- Mensagens : 1
Data de inscrição : 07/06/2010
De que maneira é utlizada a tecnologia nas escolas publicas nos dias atuais?
Concordo com a Mariana e vou complementar Hoje em dia a tecnologia usadas nas escolas publicas são de forma que os alunos usem a metodologia das pesquisas, mas em casa em lan house etc.... Sendo que deveria haver uma aula com os cpmputadores da escolas que muitas escolas tem computadores mas não estão sendo usados pelos alunos. Devendo ter uma interação de maneira que eles visitassem sites educativos que fossem de maneira que eles tivessem uma visão mas ampla concerteza iria haver uma aprendizagem mais avançada e os alunos iriam aprender mais e mais.
Maria Fernanda- Mensagens : 2
Data de inscrição : 27/05/2010
de que maneira é ultilizada a tecnologia nas escolas publicas nos dias atuais
Na maioria das escolas a tecnologia nao é usada da forma que deveria ser, em algumas delas ela ainda esta dentro de caixas e sem ultilização, ou seja, nao esta sendo usada. Para que essa tecnologia seja usada de forma correta, é preciso haver um interesse dos próprios professores em aprender a ultilizar essa nova ferramenta para enriquecer a sua aula e buscar o interesse do aluno em aprender, é de suma importancia também que escola ofereça aos educadores cursos para que eles possam aprender diferentes formas de se trabalhar essa teconologia em aula. wagna melo
wagna melo- Mensagens : 1
Data de inscrição : 08/06/2010
Conteúdo patrocinado
Tópicos semelhantes
» Tecnologias nas escolas
» Transformações tecnologicas dentro das instituições escolares. As escolas de hoje estão preparadas.
» Tecnologia educacional
» tecnologias na educação
» tecnologia para todos
» Transformações tecnologicas dentro das instituições escolares. As escolas de hoje estão preparadas.
» Tecnologia educacional
» tecnologias na educação
» tecnologia para todos
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|